Guitarra ou Violão? Por onde começar...
Essa é uma pergunta frequente pois muitos futuros músicos querem iniciar pela guitarra mas existe um mito de que se deve iniciar pelo violão. Esse mito não está certo nem errado, apenas alguns fatores tem que ser analisados para um escolha com poucas possibilidades de erro.
Esse guia não tem intuito de resolver essa questão mas sim dar base para uma escolha mais consciente e acertada.
Diferença técnica.
O violão é um instrumento mecânico e a guitarra é um instrumento elétrico.
No violão o som é produzido através da vibração das cordas e amplificado através da vibração das madeiras do corpo do instrumento, isso faz com que seu som seja "puro" e natural, lindo, mas limitado em alguns sentidos. Na verdade, de limitado o violão não tem nada, a questão é que a guitarra elétrica tem centenas de opções, o que faz parecer que o violão tenha poucas. Já, na guitarra, o som é captado por captadores magnéticos e enviado para um amplificador de som passando antes por circuitos que trabalham e modificam esses sons, tornando infinitas as combinações.
As notas do violão e da guitarra na afinação padrão são absolutamente iguais, ou seja, tudo o que fazemos no violão será exatamente igual ao que fazemos na guitarra, apenas o som será diferente, mas as notas musicais serão as mesmas. Essas são as diferenças que atraem os jovens iniciantes da música.
"E, aí professor, nada é mais maneiro que uma distorção a todo volume!!!!"
Vamos com calma, pois existem algumas variantes nessa equação, vamos a elas:
Uma guitarra custa bem mais caro que um violão e não são todos os iniciantes que seguem adiante no sonho de ser músico.
Um investimento de R$ 500,00 para se tornar músico e tocar um instrumento vale muito a pena e é até pouco dinheiro em alguns casos. Mas, uma guitarra e um amplificador "parados" fazem esses R$ 500,00 se tornarem uma fortuna desperdiçada, em qualquer classe econômica.
Parte técnica musical:
Aqui vai minha opinião, cada professor tem sua visão, a minha é a de que as técnicas do violão são muito mais úteis para qualquer músico e que um estudo de violão é sempre melhor.
A primeira básica diferença de uma forma geral é que o violão se toca com os dedos e a guitarra com palheta
CONCLUSÃO:
A individualidade de cada caso deve ser estudada, cada ser humano tem suas características e isso deve ser sempre respeitado.
" Mas professor como vou saber se meu filho não vai comprar essa guitarra e depois vai abandoná-la como fez com outros objetos desejados?"
Essa é uma excelente pergunta, por isso digo que cada caso é diferente do outro, costumo brincar que a música é um mosquitinho que quando dá aquela picada certeira no músico apaixona o indivíduo de tal maneira que para o resto da vida ele vai ser músico.
Minha avó meu deu em 1984 uma guitarra e um amplificador quando eu tinha 13 anos, eu não aprendi a tocar, tentei muito pouco, mas anos depois, exatamente 5 anos, quando eu tinha 18 aprendi e me dediquei ao máximo, sempre tive muito carinho com àquela guitarra que me "olhava" e "dizia", "Estou te esperando, a hora que você quiser..."
Então, dar a seu filho essa oportunidade pode valer a pena.
Espero que esse guia tenha sido útil, pois o escrevi com muito carinho.
Atenciosamente Beto Laureano
0 comentários:
Postar um comentário