Olá Pessoal, A Escola de Música da Barra conta com uma equipe de professores de primeira linha que, além de mim (Gustavo Sá Fortes, responsável pelo blog) e o professor Beto Laureano (Diretor da E.M.B), vão dividir a sua experiência e dar dicas através do blog.
Hoje, o professor de bateria Bruno Dantas vai falar sobre afinação de bateria, mas antes vamos saber mais um pouco sobre ele.
Bruno Dantas é baterista desde 1998, já tocou em diversas bandas e em vários festivais pelo Brasil. Estudou com renomados músicos como Rui Motta (Ex-mutantes) e Luizinho Salles. Atualmente toca com a banda PLAYMOBILLE contratada da gravadora Som Livre e com músicas na trilha sonora de diversas novelas da Rede Globo e Rede Record.
Acompanhe abaixo as dicas desse super professor !!!
COMO AFINAR A BATERIA
Fala galera, vamos começar aqui os posts... Primeiramente gostaria de destacar que, quando falamos de instrumentos, não podemos excluir o grande fator “gosto pessoal”. Normalmente as pessoas ficam focadas em regras e no senso comum... mas o que vale mesmo é o velho “bom senso”.
Hoje vamos ver algumas dicas para afinação (não regras), mas que com certeza irão ajudar muito na manutenção e ajuste de sua batera. A sonoridade vai de acordo com o gosto de cada um, o estlio musical que se toca ou pretende tocar, marca da batera, tamanho dos tambores, etc...
A) De forma a não danificar seu instrumento, em primeiro lugar você deve certificar-se de que as tensões dos parafusos estejam aproximadamente com a mesma pressão (o que evitará, por exemplo, que os aros dos tambores fiquem empenados / tortos). Sendo assim, estando as peles esticadas de forma “uniforme” possibilitará um som bem próximo de um som equilibrado.
B) Na pele batedeira (pele de cima), pegue a chave e escolha um parafuso para ser seu ponto inicial, depois gire a chave em sentido horário mais ou menos uma meia volta. Depois vá para o parafuso que se encontra do lado oposto (veja ilustrações abaixo) e dê a mesma meia volta. Estes movimentos devem ser repetidos em todos os parafusos do aro do tambor – lembrando que todos devem ser apertados da mesma forma. Repita este processo novamente para as peles de resposta (peles de baixo)
Principais modelos de aros/parafusos encontrados nas baterias:
C) Quando terminado este processo verifique se não há rugas em determinados parafusos. Caso existam, aperte levemente o parafuso referente a este lado – apenas para ter certeza de que a pele esteja sendo esticada por igual.
D) Toque no centro do tambor e ouça o som.
E) É possível afinar seus tambores de forma mais aguda ou mais grave – depende unicamente do gosto pessoal do baterista. Para sons mais agudos aperte mais um pouco os parafusos. Para sons mais graves deixe os parafusos menos apertados.
F) Tente manter de forma definida a sonoridade do Tom 1 levemente mais aguda que os demais tambores. A partir daí vá afinando cada um dos tambores para sons mais graves. Ex: TOM 1 (som médio agudo) – TOM 2 (som médio) – SURDO (som médio grave) – BUMBO (som grave).
É isso galera, façam testes, experimentem e pratiquem muito.
Grande abraço,
Bruno Dantas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário